Matérias

Belo Horror é uma das inúmeras pérolas que Flávio Venturini adicionou a sua twitradio, do Lp "participações", Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli e Toninho Horta (1972) e do tempo em que Flávio Hugo ainda não era Venturini e José Geraldo não era Vermelho...


Mas vamos deixar para o Vermelho explicar melhor...

Belo Horror realmente foi uma grande composicao, lancada num LP pouco divulgado, que tinha, alem de Beto Guedes, Toninho Horta, Danilo Caymmi e Noveli. O Douglas me lembrou disso ao escrever que "A faixa Belo Horror é uma das coisas mais progressivas que já se ouviu nesse país". La na comunidade 14 bis tem mais elogios que voces podem ler... me surpreendi pois o LP (de 1972) foi pouco divulgado e nem eu tenho!..

Mas a musica Belo Horror foi realmente uma grande composicao. Comecou com uma sequencia quase classica que eu tocava direto no orgao e o Beto improvisava belas melodias ao bandolim. Tocavamos horas... A maioria das improvisacoes se perdeu, mesmo as que gravei em k-7...(na epoca, nem pensar em gravadores digitais...). A gente tava ouvindo muito Genesis e Pink Floyd e isto nos influenciou, mas a sequencia classico-barroca e´ influencia disso e criacao original minha, - igual as belas melodias do Beto, tao tipicas dele. Depois fizemos um parte mais pesada e o Flavio - que tava doido pra participar da musica que tocavamos dia inteiro na casa dele! - fez a melodia que comeca este tema bem progressivo. So que qdo chegamos pra gravar no Rio, o resto do pessoal, que era mais chegado em bossa nova, mpb etc - nada contra - chiou qdo viu uma musica daquela, ainda mais que era enorme....... Encheram o saco do Beto que tivemos que diminuir o tempo da musica, acelerar uns trechos - e grande parte das belas melodias de bandolim com orgao nao foram pro disco. Mesmo assim, ficou otima, tem um piano mto bem bolado pelo Lo Borges, e o vocal ficou bom. Claro que o disco nao foi sucesso (a capa contribuiu pra isso - horrivel aquela foto no banheiro, ne?). Mas tem outra musica bonita do Beto e acho que Manoel, o audaz ou outra bela cancao do Toninho Horta.Pena que o Beto , quando a regravou, mudou a letra e titulo (Asas), colocou Lincoln Olliveti com um arranjo estilo dele no lugar do otimo piano do Lo e o Beto nem pra me chamar pra tocar orgao! Bem, espero que o Douglass me mande a gravacao de Belo Horror ou do CD todo, pois nao tenho e gostaria de ouvir de novo. Eramos muito novos, mas esta musica mistura entusiasmo de jovens que eramos com um conhecimento musical que passavamos uns para os outros... Tocar juntos sempre e' otimo - como ja disse aqui.

Abs,

Vermelho

fonte: http://vermelho14bis.blogspot.com/


- LP "participações" (1972)



Lado A


01- Caso você queira Saber - Beto Guedes e Márcio Borges

02 - Meu canário vizinho Azul - Toninho Horta

03 -Viva Eu - Wagner Tiso e Novelli

04 - Belo Horror - Beto Guedes, Flavio Hugo, José Geraldo e Márcio Borges


Lado B

01- Ponta Negra - Danilo Caymmi e João Carlos Pádua

02 - Meio a Meio - Novelli

03 - Manuel o Audaz - Toninho Horta e Fernando Brant

04 - Luiza - Novelli

05 - Serra do Mar - Danilo Caymmi e Ronaldo Bastos