1-RETIRO DAS PEDRAS MADRUGADA DE 20/21 JUNHO 2010
Minha primeira Copa!
Começo hoje a escrever minhas memórias ,dia feliz ,Brasil 3x1 Costa do Marfim em plena Copa do Mundo 2010.
De quantas Copas eu me lembro!Não esqueço da primeira que assisiti ainda garoto, eu tinha 9 anos, e foi a primeira vez que fui ao Rio com minha irmã Eutália e sua família.
Foi paixão a primeira vista conhecer o Rio dos anos 50,tão romântico e lindo!
Tudo era novidade pro menino de BH,o amor já começava a bater no meu coração,a paixão pela vida,pelas pessoas por mais que ainda não entendesse a vida mas o sentimento já era puro e bonito.A descoberta do mar pro mineiro das montanhas,as férias na ilha de Paquetá lendo o romance ,“A Moreninha” (de Joaquim Manoel de Macedo)que se passava nesse lugar tão lindo,o fascínio pela cidade grande e misteriosa!Naquela tarde o Rio se fez em festa era a final da Copa do Mundo,ficávamos no Lins de Vasconcelos,pequeno bairro da Zona Norte do Rio junto ao Méier simples mas com aquele charme que também tinha a Zona Norte e os cariocas.
Ficava fascinado com as brincadeiras o jeito de ser da garotada do suburbio pra mim tão sabidas e livres.
Quando veio a tarde o céu se encheu de balões cada um mais lindo e os foguetes comemoravam a vitoria do Brasil na Copa do Mundo de 58 ,sim a Copa de Pelé,Garrincha etc a primeira que o Brasil ganhava!
A emoção tomou conta de mim.
Era época do nascimento de um novo Brasil e eu desabrochava pra vida,nasceu nessa viagem um grande amor pelo Rio pela vida e uma vontade forte de descobrir o mundo!
Flavio Venturini
Que lindo Flávio! saber como surgiu tua paixão pela vida, paixão pela beleza da vida que te inspirou e se revelou em tantas cançôes, obras primas de tua arte, do talento e do dom que tu mereceste receber por ser fiel ao amor, ao encantamento e reconhecimento do valor da vida, do amor e da amizade. Gente que privilégio ter nosso ídolo compartilhando com a gente tanta emoção!!!! E demais explode coração...
ResponderExcluirFoi muito bom ler o seu depoimento! Para um menino de 9anos até que fez muita coisa! A minha primeira Copa tb foi aos 9 p/ 10anos,... Já lia um classico?!?! Não lembro direito da estoria, teve a novela, né? Recordo que se passava na Ilha de Paqueta e do final dela, o inicio e o meio não consigo lembrar, agora vou ter q. ir à livraria adquirir a obra, rs. Foi dessa viagem q. originou Todo Azul do Mar? Grata por compartilhar conosco suas lembranças!
ResponderExcluirFlávio pra mim que também sou uma super fã sua além de carioca é uma emoção e tanta saber que vc viveu lindos momentos de sua infância,bem aqui pertinho num bairro tão próximo ao meu.Sinto-me uma privilegiada por ser eu uma moradora do subúbio,local onde curtiu conhecer e que acredito eu,ter sido uma criança muito feliz também por aqui,quisera conhecê-lo menino,brincando,correndo pelas ruas do nosso subúbio o qual me orgulho de ser moradora.Minha admiração por você que já era grande,tende aumentar cada vez mais,por saber que é realmente este ser simples,generoso e carinhoso.Te desejo um arco-íris repleto de felicidade.bjs sua fã
ResponderExcluirFlávio, só de ler seu depoimento deu uma saudade do Rio de muitos anos atrás, e me senti transportada ao passado, que delicia!
ResponderExcluirQuerido Flavio, suas palavras como sempre repletas de sentimentos bons, boas lembranças. Fiquei imaginando o local, as pessoas, as coisas boas que podemos compartilhar com os amigos. Bom conhecer suas memórias! Beijos e Grata @SimoneTelles
ResponderExcluirTao admiravel esse menino, que desde pequenino ja mostrava uma sensibilidade especial pela vida, pessoas, natureza e tudo ao seu redor. Uma crianca atenta cheia de sonhos, emocoes, que contemplava uma nova etapa de sua existencia nascia. Uma delicia poder ler suas historias e conhecer melhor esse periodo de sua vida. Um ser feliz, de gestos amaveis, coracao puro, aberto pro mundo, determinado, cheio de gratidao e encantamento desabrochou pro mundo, e aos poucos foi se tornando esse belo artista cativante, querido e tao amado por todos nos... Meus parabens Flavinho!
ResponderExcluirQdo descobri q a música expressava parte de mim,logo fui apresentada a música do Flávio,suas letras,sua voz e percebi q ele compunha e cantava aquilo q estava em mim e q só eu sabia.Ele conseguia dizer cantando o q eu sentia,pensava,o q era de fato importante e verdadeiro.Logo eu o chamava de "POETA" e suas canções "ninaram" minhas emoções,como testemunhas.
ResponderExcluirDescobri uma alma pura,q sabe ler os detalhes da vida.
Descobri tbm q ele não era simplesmente mais um cantor; e sim um homem simples,de coração puro que apesar de timido era corajoso e ousado p cantar suas próprias impressões dos desejos e sentimentos.Um grande mestre da alma cantada!
Com seu talento soube conduzir seu dom maior,o respeito pelo OUTRO!
Músico,arranjador,cantor,compositor,ser humano de extrema sensibilidade e delicadeza no sentido mais puro da palavra.
Obrigada Flávio por vc ser quem é e por comprovar q toda impressão sobre vc é verdadeira,sem nunca estarmos juntos presencialmente,mas sempre juntos no coração!
O privilégio é nosso!!
Continue Andarilho da luz,em seu voo como Beija-flor c essa luz na sua voz,trazendo a Chuva na montanha,p q nossas Noites sejam sempre c sol.
Vc é uma Fascinação!Atrai e cativa simplesmente.
Com gratidão,
Ibitisol